terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Qual a diferença entre Faculdade e Universidade?


Depois de ser questionado algumas vezes a este respeito, achei que era o momento de também tentarmos solucionar aqui no blog essa dúvida tão comum da galera em fase de vestibular. Afinal qual é a diferença entre Faculdade e Universidade?

Resumidamente, é o seguinte:

As Universidades podem criar ou fechar cursos, aumentar ou diminuir o número de vagas e expedir diplomas, sem a autorização do MEC. Para conquistar este direito, toda Universidade precisa obrigatoriamente oferecer cursos em pelo menos cinco áreas do conhecimento, promover atividades de pesquisa e extensão e possuir pelo menos um terço de seus professores titulados como mestres ou doutores. Por esta razão, elas podem oferecer também cursos de mestrado e doutorado.

Enquanto isso, as Faculdades precisam da aprovação do MEC para criar ou fechar cursos, aumentar ou diminuir o número de vagas e principalmente para expedir diplomas. Em outras palavras, estes processos podem sempre demorar um pouco mais já que dependem sempre da análise e aprovação do MEC. Em contrapartida, e em razão desta “limitação de poder”, é opcional às faculdades oferecerem cursos em mais do que uma área do conhecimento, não precisando promover atividades de pesquisa e extensão.

Agora um dado muito interessante (e muito feliz para todos nós) é que, apesar da não obrigatoriedade, é crescente o número de Faculdades que oferecem cursos tão bons ou melhores do que algumas Universidades. E para comprovar, é fácil! É só conferir as notas dos cursos no Enade!

Conseguimos esclarecer as tais diferenças entre Faculdades e Universidades? Esperamos que sim. Mas se ainda ficou alguma dúvida, manda pra gente. Dúvida por aqui é coisa séria!

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário