quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Inep? Conceito no MEC? IGC? Enade? O que é tudo isso?


Para ajudar na hora de escolher onde estudar, conhecer o desempenho das instituições de ensino superior e a qualidade de seus cursos, os estudantes têm à sua disposição alguns bons indicadores. O problema é que com tantas avaliações diferentes, muita gente ainda se confunde. Por isso, para você entender o que são todas essas siglas e o que elas representam, a gente resolveu explicar tudo direitinho!

O que é o Inep?

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é uma instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC), que tem a missão de promover estudos, pesquisas e avaliações sobre o Sistema Educacional Brasileiro, produzindo informações claras e confiáveis aos gestores, pesquisadores, educadores, estudantes e ao público em geral.

Seu objetivo é, através destas informações, pesquisas e avaliações, ajudar na constante melhoria da educação brasileira, fornecendo parâmetros comparativos de qualidade e desempenho. Entre estes levantamentos e avaliações estão, por exemplo, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), o IGC (Índice Geral de Cursos) e o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

O que é o IGC?

O Índice Geral de Cursos (IGC) é uma nota que vai de 1 a 5, construída com base na média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Sendo assim, o IGC fornece uma média da qualidade do ensino da Instituição como um todo. Ele é divulgado anualmente pelo Inep/MEC, imediatamente após a divulgação dos resultados do Enade.

E como no Enade cada área do conhecimento é avaliada de três em três, o IGC sempre levará em conta um triênio. Assim, o IGC 2007 considerou os cursos de graduação que fizeram o Enade em 2007, 2006 e 2005; o IGC 2008 considerou as notas dos cursos que participaram do Enade em 2008, 2007 e 2006; E assim sucessivamente.

IMPORTANTE: Já vimos muitos jovens se confundindo no que diz respeito ao IGC, então é importante reforçar: O IGC avalia a Instituição (Faculdade/Universidade) como um todo, e não os seus cursos individualmente. Quem faz essa avaliação individual é o Enade.

O que é o Enade

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. Ou seja, avalia se os alunos estão assimilando o conteúdo que o curso precisa ensinar para formar um profissional competente em sua área. É o Enade que dá às faculdades o chamado Conceito no MEC. Também é uma nota que vai de 1 a 5.

Quanto o IGC e o Conceito no MEC (Nota no Enade) devem pesar na sua decisão? Não existe uma fórmula mágica. Você precisa encontrar o seu ponto de equilíbrio. Não adiante se matricular em um curso com nota máxima no Enade, mas com IGC nota 1, assim como também não é interessante um curso com nota 2 no Enade em uma faculdade com IGC 5. O custo benefício pode não valer a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário