quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Na hora de escolher uma carreira, é bom se informar.


Assustados, confusos e indecisos. É assim que muitos jovens se sentem na hora de escolher uma profissão. Em meio a tantas opções, o que fazer?

Se você está nessa situação, fique calmo. Esse turbilhão de dúvidas não deve ser encarado como um problema grave. Especialistas garantem que a insegurança diante da escolha profissional é um sintoma muito saudável e produtivo. Tudo o que você precisa nesse momento é de tranquilidade.

Um passo importante para driblar a indecisão é investigar as profissões. Reúna o máximo de informações que puder sobre as profissões e cursos oferecidos pelas faculdades. Quais são as matérias ensinadas em cada curso? Que profissões você poderá seguir se formando neles? Pesquise mesmo! O Google está aí pra isso!

Com as informações nas mãos, comece eliminando as profissões e cursos com os quais logo de cara você já não se identifica. Não é fã de animais? Então é provável que não vá gostar de estudar veterinária. Não consegue ver sangue sem passar mal? Medicina também pode não ser uma boa escolha. E por ai vai...

Entre as opções que sobrarem, tente pesquisar ainda mais. Você pode, por exemplo, procurar nos sites de notícias quais foram os acontecimentos recentes dessas áreas no último ano. Isso com certeza vai lhe dar uma idéia dos assuntos que farão parte do dia-a-dia de algumas profissões e vai te ajudar a refinar ainda mais as opções que ficaram.

Uma opção também muito interessante para ajudar a restringir sua indecisão a alguns poucos cursos é o teste vocacional. Quando bem aplicado, este tipo de teste vai te ajudar a perceber que cursos tem mais a ver com o que você gosta de fazer ou com o que pretende alcançar profissionalmente. Alguns sites na internet disponibilizam alguns modelos bem interessantes. Duas boas dicas são os aplicados pelo Mundo Vestibular e pelo Guia do Estudante.

Agora sim! Fica muito mais fácil decidir entre 2 ou 3 opções de curso, não é?!

Se precisar de ajuda, conta com a gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário